quarta-feira, 29 de abril de 2020

A História da Música


Colaboração Prof. Ismael

Nos vídeos temos informações sucintas, mas de grande relevância, com informações pertinentes da história da Música. Eles retratam das características e estilos em épocas que marcam a História da Música. Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com os deuses e com o povo. A Música da Antiguidade, na História da música, designa a música desenvolvida na Idade Antiga, no seio das primeiras civilizações a utilizarem a escrita, estabelecidas em várias partes do mundo. A música desta época estabeleceu as bases para todo o desenvolvimento musical posterior. Música medieval. Música medieval é o termo dado à música típica do período da Idade Média, na história da música ocidental europeia. Geralmente considera-se que esse período tem início com a queda do Império Romano, terminando aproximadamente em meados do século XV.

(Textos com embasamento na wikipedia.org)
(Vídeos elaborados pela assistente de produção Lais Souza Lima)

terça-feira, 28 de abril de 2020

8 Fatos científicos que parecem básicos, mas são surpreendentes


Acha que sabe tudo de ciência? Pense outra vez. Às vezes, fatos tão básicos como o que as orcas são um tipo de golfinho (pois é, a gente também não sabia!) podem ser surpreendentes. Selecionamos nossos favoritos.
1- O mercúrio é o único metal líquido em condições normais de temperatura e pressãoIsso ocorre porque os elétrons que giram em volta do núcleo do átomo de mercúrio têm ligações fracas com outros átomos na temperatura ambiente.
2- Você está cheio de bactériasNem adianta lavar as mãos compulsivamente: elas estão por toda a parte. A estimativa é de que o corpo humano tenha cerca de 39 trilhões de bactérias, quase dez trilhões a mais do que células. É isso mesmo, temos mais bactérias que células em nosso organismo.
3- Você pesa bem menos na Lua
Graças à gravidade, que em nosso satélite natural é um sexto a da Terra, uma pessoa com 68 quilos pesaria míseros 11 quilos.
4- Um líquido pode ferver e congelar ao mesmo tempo

Existe um ponto, chamado de Ponto Triplo, no qual uma substância é líquida, sólida e gasosa ao mesmo tempo. Isso é alcançado em condições de pressão e temperatura bem específicas — no caso da água, 0,01ºC e 0,0060373 atm — e ocorre quando a substância alcança o equilíbrio termodinâmico, isto é, quando nenhum estado da matéria tenta mudar para outro.
5- Só existe uma espécie de mamífero que voa
São os morcegos. E eles não têm exatamente uma asa, e sim um patágio, formado por uma membrana que une quatro dos cinco dedos das patas anteriores. Em algumas espécies, ele se estende até as patas posteriores e se liga à cauda.
6- No espaço, não existe arroto
Também é culpa da gravidade. Quando você arrota na Terra, a gravidade mantém sólidos e líquidos no estômago, por isso só o gás dá aquela escapada. Sem gravidade, o gás não se separa do restante, então um arroto basicamente se transforma em vômito.
7- As cobras são os únicos animais verdadeiramente carnívoros
Elas só comem outros animais, nenhum tipo de planta ou vegetais.




8- A Terra gira no sentido anti-horário

A Terra (que é redonda, não custa nada lembrar) gira no seu próprio eixo no sentido anti-horário, partindo do ponto de vista do polo Norte. Isso significa que ela gira no sentido oeste-leste, por isso o movimento aparente do sol, para nós, é do leste para o oeste. O movimento completo, como você deve imaginar, dura quase 24 horas: mais precisamente, 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos.


Jogos Matemáticos - 6º Ano: Notação de posição em números inteiros

Notação de posição em números inteiros

Dicas de Artes: trabalhos manuais